Receita: Empanada de Sardinha Simples

Coisa deliciosa eram os aniversários dos anos 80/90 em que sempre tinha como doces oficiais o brigadeiro, o cajuzinho e o beijinho, e os salgados oficiais eram a EMPANADA DE SARDINHA, a coxinha e as empadinhas! NHAM! Agora é um tal de camarão empanado, uva coberta, e outras coisas chiques que fazem ficar saudosa da simplicidade de algumas coisinhas. Não que eu não goste de "chiquês", mas também adoro as comidinhas que me lembram a infância. Essa receita é uma mão na roda para aqueles dias em que uma boa merenda alegra a tarde e agrada a toda família. 



Imagem meramente ilustrativa.


Ingredientes para a massa

2 ovos inteiros
1 xícara de chá de farinha de trigo com fermento
1 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de sal a gosto
1/2 copo americano de óleo (eu misturo de soja e de oliva)
1 colher de sopa rasa de manteiga (da boa)

Ingredientes recheio:

Bom, aqui você pode ser livre. Eu pego duas latas de sardinhas e refogo em alho e cebola. Depois coloco tomates picado, sal, cebolinha e coentro a gosto. Quem gostar pode colocar também azeitonas verdes, champignon, palmito, o que a imaginação permitir!

Modo de preparo da massa:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Despeje metade da massa em uma travessa untada e enfarinhada, e depois disponha o recheio em cima. Despeje a outra metade da massa e leve ao forno pré-aquecido em 200°. Para ver se está no ponto enfie um palito e veja se sai limpo. 

Eu gosto de comer ainda quente tomando café, mas também amo empanada com coca-cola (shame on me, i know), heheheh!

Beijos!

17 comentários:

Sônia Cabelo Afro

Huuummm! Amanda eu também gosto muito de empanada. Esse prato sempre é minha primeira sugestão, kkk.

Tem selinho lá no blog para você. Bjus

Preta Black

adoroooo essa receita, é maravilhosa e sempre que faço fico com água na boca. Gostei muito do seu blog.

www.blogdapreta.com.br

Bjs

Amanda

Obrigada gente! :)

Anônimo

Tmb sou da época daempanada de sardinha...
Adoro, mas nunca arrisquei fazer em casa, vou copiar sua receita esse final de semana e volto para compartilhar o resultado com vocês.
Bjokas
Luciana Cupertino

Amanda Ercília

Luciana, fiz de primeira e deu certo essa daí!!! Volte mesmo para dizer se deu certo com você!!!

Beijos!

Delaine oliveira

Olá amanda meu nome é Delaine, sou baiana más atualmente eu e meu esposo estamos morando em Moçambique, África. Amei sua receita e com certeza vou encontrar muitas coisas gostosas da Bahia para que meus amigos Moçambicanos possa conheçer um pouco de nossa culináia.

Abraços!!!

Amanda Ercília

Poxa Delaine, que honra! Seja muito bem-vinda ao Beleza de Creuza! bjs! :)

Anônimo

e a primeira vez que vou fazer vamos ver se vai da certo depois comentarei

Anônimo

Showwwww... delixia ganhei pontos com a mulher agora huahahhaaha

Amanda Ercília

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!

Unknown

bom, fui no mercado agora comprar os ingredientes rsrs...espero que a minha fique boa pois não sou boa cozinheira kkkkk

Amanda Ercília

Vai dar tudo certo..depois volta aqui e conta se ficou bom! :D

HHHH

Fiz essa empanada, uma delícia!!! Já repetir aqui em casa duas vezes todos gostaram.
Maria,, Salvador

Anônimo

LEGAL AMEI ESSA RECEITA BJUS PARA VC TB.

Elisangela

Maravilhosa, mas acrescento uma dica, dobrar as medidas pq ficou pequena demais... Mas muitooo boa msm!!!

Amanda Ercília

Oi Elisângela! Então, é que moro sozinha e para mim esse tamanho tá mais do que suficiente, hehehe! Mas dobrar, triplicar, dá tudo certo! beijos! :)

Lívia

Fiz hoje como Elisangela deu a dica de dobrar as medidas, e ficou simplismente perfeito! Obrigada Amanda...amei sua receita!

Postar um comentário

 
Topo