Testei: Light Poo Óleo Extraordinário | Elséve

Vamos falar de um produtinho polêmico? VAMOS!


Recentemente e Elséve lançou uma linha de produtos que deixou o mundo das adeptas dos produtos livres de sulfato em polvorosa! O produto é o "Light Poo" Tudo em 1, que vem em quatro versões, como eu expliquei na época em post do Instagram:


Me colore que eu tô bege! Olhem só essa mega-novidade da Elseve minha gente! 😱😱😱😱😱 LIGHT-POO ELSEVE : Os laboratórios L'oreal decodificaram o comportamento das curvas dos cachos e dos cabelos crespos sensíveis e criaram o Light-Poo Tudo em 1, uma nova geração de tratamento que faz tudo em um único passo: lava, condiciona e modela! ✔Light Poo Óleo Extraordinário: para cabelos muito cacheados e crespos. Enriquecido com óleo de Amla, inspirado nos rituais de beleza indiana! Sem sulfatos e petrolatos. ✔Light-Poo Quera-Liso: Para cabelos lisos com química! Enriquecido com Chá Branco, com propriedades hidratantes. Sem sulfato e petrolatos. ✔ Light-Poo Reparação Total 5 + : Para cabelos danificados e com coloração! Enriquecido com o óleo de Amarula com alro teor de oxidantes. Sem sulfatos e petrolatos! ✔ Light-Poo Supreme Control 4D: Para cabelos ondulados e cacheados! Enriquecido com óleo de Limnanthes, altamente condicionante. Sem sulfatos e petrolatos! ➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ 🚫🚫🚫🚫ATENÇÃO: Já descobri que eles possuem silicone INSOLÚVEL na composição, portanto, ele é liberado apenas para Low-Poo!
Uma foto publicada por Por Amanda Ercília (@belezadecreuzablog) a


Resenha em vídeo, caso preferia também:


A Elséve denomina o Light Poo de "Creme de limpeza inteligente", que limpa, condiciona e modela. Escolhi a versão "Óleo Extraordinário" porque é a versão indicada para meu tipo de cabelo, e também pelo fato de eu já me dar muito bem com outras coisas da linha Óleo Extraordinário.



Resenha: o que eu achei do produto?

Vamos por partes. O que seria esse produto, então, um Cowash? NÃO! Não podemos chamar o Light Poo de cowash porque nas regras do low e do no poo cowash não pode ter nenhum tipo de silicone (solúvel ou insolúvel) e nenhum tipo de petrolato. O Light Poo possui o silicone insolúvel AMODIMETHICONE na composição.

O silicone "amodimethicone" é um silicone modificado com radicais amina que possui um papel de proteção térmica e de condicionamento seletivo. A carga desse silicone é positiva e espera-se que ele tenha alta afinidade elestrostática com as fibras do cabelo, especialmente as partes mais danificadas, que estão carregadas negativamente, anulando assim as cargas e deixando o cabelo mais reparado. Outro aspecto importante desse silicone é que ele resiste nos fios por algumas lavagens mas repele o acúmulo de novas moléculas de mais amodimethicone. Ou seja, ele não acumula nos fios.

A fórmula do Light Poo também possui o anfótero (cocamidopropyl betaine ou coco betaine) em sua composição. Assume-se que o anfótero seja capaz de remover silicones insolúveis, de modo que o produto acaba sendo auto-limpante.

Composição:

AQUA\WATER , CETEARYL ALCOHOL, BEHENTRIMONIUM CHLORIDE, COCO-BETAINE, POTATO STARCH MODIFIED, GUAR HYDROXYPROPYLTRIMONIUM CHLORIDE, SODIUM CHLORIDE, SODIUM BENZOATE, PHENOXYETHANOL, TRIDECETH-6, CHLORHEXIDINE DIGLICONATE, POLYQUARTENIUM-7, LIMONENE,FUMARIC ACID,LINALOOL, BENZYL ALCOHOL, BENZYL SALICILATE, AMODIMETHICONE, ISOPROPYL ALCOHOL, CAPRYLIC/CAPRIC TRIGLICERID, CETYL HYDROXYETHYLCELLULOSE, CITRIC ACID, CETRIMONIUM CHLORIDE, HEXYL CINNAMAL, GLYCERIN, PHYLLANTHUS EMBILICA FRUIT EXTRACT (AMLA), PARFUM/FRAGRANCE.


Muito tenso tirar a foto desse rótulo....

Então, Amanda, você acha mesmo que o Light Poo vai conseguir limpar seu cabelo? SIM, ele limpa. E não vai entupir de silicone. Eu realmente sinto meu cabelo limpo. Não coça, e não me deu nenhuma caspa. Mas, ele não pode ser chamado de cowash, ok? Podemos chamar ele de "limpador sem sulfato", apenas...

O cheiro do produto poderia ser igual ao dos outros produtos da linha regular "Óleo Extraordinário", mas é bem mais sem graça. A textura é cremosa mas é fácil de espalhar, eu concentro a aplicação no couro cabeludo e puxo o resto para os fios, como em um cowash normal. Eu sinto o cabelo maleável, mas nunca vou conseguir não usar um condicionador ou máscara após usar um produto limpante, hehe!



O produto vem em um frasco de 400 ml, o que é uma quantidade razoável, mas no momento atual o Light Poo não é um bom custo x benefício, pra mim. Temos opções de Cowash com anfótero (de fato) de quase um litro por um valor muito menor do que o produto da Elséve (Ex. Yamasterol). O Light Poo chegou provocando muita desconfiança das adeptas do No/Low Poo mas só poderia ser utilizado por quem faz o Low Poo. Poderia, mas a maioria não vai querer um "falso-cowash" (imagino eu) para lavar o cabelo, sendo que podem usar um "verdadeiro". 

Entendem minha posição?

Resumindo: o Light Poo limpa sim, não vai acumular nos fios e nem te dar caspa ou qualquer coisa do gênero apenas pela presença do tal silicone insolúvel. Mas temos melhores custo x benefícios no mercado e acho que apenas com uma reformulação do produto a Elséve iria conseguir que ele fizesse concorrência com o que já temos, e a função primária dele deveria ser a de limpeza extra-suave e hidratação sem precisar de qualquer silicone!

Eu posso deixar a sugestão aqui para as pessoas que não fazem No ou Low Poo para usarem o Light Poo na lavagem alternada com o shampoo (com ou sem sulfato). Mesmo que você apenas use shampoo sem sulfato, ou ainda use shampoos com sulfato, alternar a lavagem com algo menos drástico do que um shampoo só vai trazer benefícios ao seu cabelo.

Espero que essa resenha tenha sido útil para vocês. Caso alguma coisa não tenha ficado bem explicada, podem deixar perguntas aqui nos comentários!

Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário