Resenha: Tratamentos com Óleo de Macadâmia e Óleo de Rícino

Oi gente!

Tudo certinho? Olhem só..acho que considero uma das minhas maiores descobertas de beleza de 2012 o uso do óleos vegetais no cuidado com os cabelos. Ha tempos eu trato o meu cabelo com bons produtos, e ele evm melhorando muito. Muito mais brilho, fios mais resistentes e com menos queda. Entretanto, uma coisa difícil de controlar é o ressecamento grande que eu tenho no comprimento. Cabelo crespo tem dessas, e no meu caso, a raiz tem tendência à oleosidade mas ela não consegue descer.  :/





Agora vou falar sobre os dois óleos que eu adquiri recentemente:

1. Óleo de Macadâmia

Eu estava procurando uma alternativa mais barata ao óleo de argan e nas minhas pesquisas vi que muitas meninas estavam gostando do óleo de macadâmia. Só tinha ouvido falar até hoje de macadâmia em docinhos e tortas, heheheheh, nunca tinha ouvido falar para usar nos cabelos. Comprei 100 ml do bendito puríssimo na conhecida loja Maíz Essências aqui de Salvador (da Carlos Gomes) por cerca de R$ 17,00. 


Essa é a árvore de macadâmia. Ela é originária da Austrália e tem duas espécies. É cultivada no Brasil a cerca de 40 anos, mas a priori a maior parte do consumo é para a indústria alimentar.




Essa é a noz da macadâmia. A obtenção é pelo método de prensagem à frio, o que preserva a cor, a textura, o odor e as características nutritivas do fruto se alteração.


Características do produto:

O óleo de Macadâmia possui coloração amarelo-clara, quase transparente, com sabor suave e agradável. É o único óleo vegetal que contém grande quantidade de ácido palmitoléico, um ácido graxo monoinsaturado. Apresenta a seguinte composição: ácido oléico ou ômega-9 (61%), ácido palmitoléico ou ômega-7 (20%). O ácido palmitoléico (OPA) pode ser encontrado na secreção sebácea natural da pele, principalmente nos bebês, crianças e adolescentes. À medida que ocorre o envelhecimento, a quantidade desse ácido graxo na pele diminui. É delicioso quando usado em receitas culinárias, bem como em saladas e refogados. Recomenda-se o consumo de 5 a 10 g/dia, equivalente a 1 a 2 colheres de sopa/dia. Cada 1 g de óleo equivale a 9 cal. Este produto pode ser utilizado por adultos e crianças (fonte: http://www.vitalatman.com.br/in-natura/oleo-de-noz-de-macadamia.html).

Como utilizei:

Comecei usando ele dentro da minha máscara capilar Reparação da Acquaflora (resenha aqui). Lavei os cabelos com shampoo anti-resíduos, coloquei cerca de 1 colher de sobremesa de óleo dentro de um pouco de creme, apliquei nos cabelos, enluvei mecha por mecha e coloquei uma touca de alumínio. Dei pausa de 30 minutos. Quado enxaguei senti o cabelo MUITO macio, com sensação de "preenchido", sabe? Mas vocês podem dizer "mas você usou a máscara de reparação". Só que o efeito da máscara em separado não é tão satisfatório do que com o óleo junto, é uma sensação diferente, de sedosidade e textura de "bem cuidado" mesmo. Sensação muito semelhante ao mesmo procedimento com o óleo de argan (resenha aqui). O cabelo seca mais macio, disciplinado e com aspecto de tratado mesmo. Adorei o resultado final. Como sempre uso, além do creme de pentear, um sérum ou reparador de pontas, tive a ideia de colocar umas 3 gotinhas na mão misturada com o óleo extraordinário da Elséve (resenha aqui) ou do Sérum da Avon (o verdinho, resenha aqui). Ele turbina muito mais os produtos deixando o cabelo com real aspecto de "hidratado", sabe? Meu cachos ficaram mais soltos e definidos, e o aspecto de ressecamento desapareceu!!! Esse óleo é só felicidade, e não é tão caro quanto o argan!  :)

Para as meninas que tem medo desse óleo deixar o cabelo com aspecto de ensebado eu acho que não será problema pois a textura dele é muuuito fininha, não deixa nem a mão com sensação de gordurosa, absorve muito rápido. Se você tem ressecamento crônico no cabelo se joga no óleo! 


2. Óleo de Rícino (Castor Oil)

O óleo de rícino é popular principalmente entre as nossas ma~es e avós. Antigamente ele era mais utilizado em via oral (eca). Ele é extraído da planta da mamona Ricino communis, cultivada em larga escala para diversas finalidades. 









Aplicações:

Conhecem-se aplicações medicinais da mamona desde o antigo Egito. A aplicação mais conhecida é como anti-adstringente. Uma dose típica contém entre 10 e 30 mL de azeite de rícino. Deste, as enzimas do intestino liberam o ácido ricinoléico (um ácido carboxílico com 18 átomos de carbono), que é o princípio ativo. A reação se produz após duas ou quatro horas da administração da dose. O efeito se baseia, em parte, na acumulação de água no intestino e, por outra, na irritação das mucosas que aceleram o esvaziamento do sistema intestinal.Como efeito secundário, inibe-se a assimilação de sódio e água, além das vitaminas lipofílicas do intestino. Em doses elevadas podem ser causadas náuseas, vômitos, cólicas e diarréia aguda.Também se tem descrito a aplicação do azeite de rícino em misturas para induzir o partoFinalmente, o azeite de rícino é um produto que forma parte da fabricação de plásticos, lacas, pinturas, lubrificantes e cosméticos (é usado inclusive em cosmética para alongar os cílios). Antigamente se utilizava também como combustível. Atualmente se desenvolve sua aplicação em escala econômica na elaboração de biodiesel(biocombustível).

Na cosmética: Rico em ácidos graxos e atua como um umidificante, absorvendo para si própria a umidade do ambiente. Retira as toxinas do couro cabeludo, nutre, hidrata e deixa o cabelo mais encorpado, estimulando o crescimento, ajuda a eliminar as pontas duplas e dá balanço. Também é indicado para restaurar sobrancelhas ralas e cílios fracos.

Como eu uso:

Esse é óleo é muito grosso, denso mesmo. O cheiro é ruim mas não é péssimo. Esse deixa o cabelo com aspecto de ensebado fácil, então eu uso ele para fazer umectação. Umectação nada mais é do que um banho de óleo vegetal 100% puro com o intuito de nutriz profundamente o cabelo. Eu sempre lavo o cabelo pela manhã então na noite anterior eu passo cerca de um colher se sopa de óleo no cabelo, tanto na raiz quanto nas pontas. Ele não deixa minha raiz mais pesada do que já é e tem ação anti-fúngica e estimuladora do crescimento, então eu boto sem medo! Faço um coque e depois pego uma toalha e cubro o meu travesseiro para proteger ele do contato com o produto. Pela manhã lavo normalmente. Faço esse procedimento pelo menos 1 vez por semana, e sinto o cabelo mais protegido do ressecamento provocado pelo shampoo, além de cabelo mais encorpado.Não tente fazer esse procedimento com óleos capilares que contenham silicones, óleos minerais e parafinas líquidas, esses produtos impedem ação dos nutrientes dos óleos vegetais. Use para finalizar, mas não para fazer umectação com o propósito de nutrir e melhorar a saúde do cabelo! Também tenho usado ele diariamente para tentar fazer minha sobrancelha detonada coltar a crescer ou pelo menos engrossa, hehehhe, se eu ver algum resultado volto a fazer um update nesse mesmo posto. Ah, esse óleo também comprei na Maíz Essências aqui de Salvador e custou baratinho, cerca de R$ 3,80 por 100 ml. Esses óleos também são vendidos on-line no site Sabão e Glicerina: http://www.sabaoeglicerina.com.br/index.php (compro e é de confiança).

Beijos!




2 comentários :

  1. Adorei as orientações. Vou fazer no meu cabelo. Também sou Baiana, como você. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir