Resenha: Shampoo e Condicionador Andiroba Natura Ekos


A linha Ekos da Natura já é bem queridinha do público brasileiro. No meu caso, as linhas Castanha, Breu Branco e Andiroba sempre foram as fragrâncias preferidas, então eu já experimentei todo o tipo de produto com esses cheiros. 

Vou falar um pouco agora sobre o shampoo e o condicionador da linha Andiroba, indicada para cabelos danificados e quimicamente tratados. 

O que diz a marca sobre a linha Andiroba:

"Nativa da Floresta Amazônica, a andiroba guarda em suas sementes um óleo precioso que é muito utilizado como remédio, por isso é conhecida como amiga dos habitantes da floresta. O Shampoo Andiroba Ekos entende que os cabelos danificados e quimicamente tratados precisam de cuidados especiais, por isso tem ação restauradora e reparadora dos fios, deixando-os limpos e hidratados por muito mais tempo.            Benefícios: Reduz os danos caudados pela escova progressiva em até                         60 lavagens. Recomendado para: Homens e Mulheres - cabelos danificados e quimicamente tratados"
O Shampoo vem em uma embalagem de 300ml, e possui aspecto leitoso/perolado, o que já é um bom indicativo para cabelos secos e judiados. O cheiro é o característico da linha, e, não sei por vocês, eu amo esse cheiro em meus cabelos.

A composição do produto:

AQUA, DECYL GLUCOSIDE, SODIUM LAURYL SULFATE, COCAMIDOPROPYL BETAINE, LAURYL GLUCOSIDE, PEG-150 PENTAERYTHRITYL TETRASTEARATE, PEG-6 CAPRYLIC/CAPRIC GLYCERIDES, CARAPA GUAIANESS SEED OIL, DICAPRYLYL ETHER, PARFUM, LAURYL ALCOHOL, GLYCOL DISTEARATE, GLYCERIN, GUAR HYDROXYPROPYLTRIMONIUM CHLORIDE, POLYGLYCERYL-3 CAPRYLATE, TETRASODIUM EDTA, CITRIC ACID, TRIETHANOLAMINE, BUTYLPHENYL METHYLPROPIONAL, COUMARIN, EUGENOL, HEXYL CINNAMAL, LIMONENE.



O condicionador também vem em uma embalagem de 300ml e possui textura firme, daquelas grossinhas. 

Composição:

AQUA, CETRIMONIUM CHLORIDE, GLYCERIN, STEARYL ALCOHOL, CARAPA GUAIANENSIS SEED OIL, CETYL ALCOHOL, SORBITOL, THEOBROMA CACAO SEED BUTTER, BEHENTRIMONIUM CHLORIDE, PARFUM, HYDROXYETHYCELLULOSE, DICAPRYLYL ETHER, LAURYL ALCOHOL, ISOPROPYL PALMITATE, DICAPRYLYL CARBONATE, POLYGLYCERYL-3 CAPRYLATE, DISODIUM EDTA, CITRIC ACID, TRIETHANOLAMINE, CI 19140, CI 15510, CI 14700, CI 42090, BUTYLPHENYL METHYLPROPIONAL, COUMARIN, EUGENOL, HEXYL CINNAMAL, LIMONENE.


Para quem  nem imagina como é, eis aqui o fruto da árvore da Andiroba (Carapa guianensis) e o óleo é extraído diretamente desse frutinho. Abaixo algumas curiosidades fitoterápicas sobre a andiroba:

"O óleo contido na amêndoa da andiroba é amarelo-claro e extremamente amargo. Quando submetido a temperatura inferior a 25°C, solidifica-se, ficando com consistência parecida com a da vaselina. Contém substâncias como a oleína, a palmitina e a glicerina. Possui propriedades anti-sépticas, antiinflamatórias, cicatrizantes e inseticidas. O sabão produzido a partir do óleo da andiroba combate a doenças de pele e também é um bom repelente contra mosquitos. Além disso, o óleo tem um efeito tónico no cabelo e também pode ser utilizado como um óleo de massagem"
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Andiroba



O que eu achei do produto:

A dupla deu certo para mim. Mas ele tem um efeito reparador de fato, não deixa o cabelo "molinho", sabe? O cabelo fica com um aspecto de íntegro, fios mais encorpados. Eu não uso eles em todas as lavagens, mas eu faço o cronograma capilar com produtos simples depois que deixei o meu cabelo sem químicas de transformação. Então, eu alterno a dupla com outros produtos nutritivos e hidratantes.

Embora eu não use mais químicas de transformação e o produto seja indicado para isso, meu cabelo sofre com os mergulhos e pelo simples fato do cabelo crespo já nascer com características que o fragilizem mais em relação aos cabelo da etnia caucasiana.

Se quiser saber mais sobre o cronograma capilar eu fiz post aqui: http://www.belezadecreuza.com.br/2012/10/meu-cabelo-esta-danificado-e-agora.html
Caso queira saber mais sobre a estrutura geral dos cabelos, inclusive o que acontece com eles após as químicas de transformação, fiz esse post aqui: http://www.belezadecreuza.com.br/2012/10/entendendo-o-cabelo-para-cuidar-melhor.html

Acho sim que a dupla andiroba Natura Ekos contribui para a melhora geral da saúde dos fios, e de quebra, ajuda muito na saúde do couro cabeludo por conta da ação antisséptica, anti-inflamatória e cicatrizante do óleo da andiroba. Comprarei os produtos novamente!

O shampoo custa R$ 19,80 (R$ 15,80 o refil).
O condicionador custa R$ 23,20 (R$ 18,50 o refil).

E vocês, já experimentaram essa linha?

Beijos!

Um comentário :

  1. Gostaria de saber se ainda tem essa linha, condicionador e shampoo? Pois gostaria de comprar.

    ResponderExcluir