Além da Beleza: Doação de cabelo ou distribuindo beleza e auto-estima para pessoas com câncer

Eu aqui com os meus botões, me peguei pensando: qual seria a coisa que a mulher tem mais APEGO no seu corpo? Rapidamente me veio uma resposta meio óbvia: o cabelo. Isso se justifica pela dificuldade em que temos de cortá-los (falo em maioria). Na dificuldade em arriscarmos, um corte super inovador, uma cor mais ousada, um adereço incomum. Mulher tem MUITO apego a cabelo, de uma maneira geral. Quem nunca voltou revoltada do salão, dizendo que o cabeleireiro cortou mais do que devia? Não sei se está no nosso imaginário, se é apenas fruto de cultura que diz que mulher tem que cultivar a "feminilidade", e, nesse caso, o cabelo grande significa ser mais feminina do que os curtinhos. Isso pode ser um mero devaneio, mas temo que não. Pelo menos ao meu redor, com as mulheres que convivi e convivo, o cabelo grande é o "carimbo da feminilidade da mulher".

Partindo da premissa acima, me coloco imaginando a mulher que passa pelo processo do tratamento de câncer e tem os cabelos DESTRUÍDOS. Como deve ser difícil perder "a nossa identidade feminina". Sei que nesse momento o mais importante é lutar pela vida, mas não há de se negar que é duro para as que passam por isso perderem aquilo que mais acham que as embelezam no corpo. Não sou hipócrita, sei que a totalidade do ser humano não se resume ao seu cabelo, à sua bunda ou ao seu peitoral. Mas, justamente por não ser hipócrita, me coloco no lugar delas e me imagino mais frágil e com a auto-estima abaixo de zero por conta disso. Não deveríamos nos sentir assim. Mas somos humanos. E sentimos. E ponto.

Uma campanha muito linda está ganhando força no Brasil. Mulheres com vastas cabeleiras abrem mão dos seus cabelos para doar para a confecção de perucas que serão doadas à mulheres que ficaram carecas por conta do tratamento quimioterápico. Uma dessas lindas pessoas foi a minha amiga Camila Brasil. Ela é oceanógrafa, e agora faz mestrado em Pernambuco. Cultiva uma linda e loira cabeleira faz tempo, é GATA , gatíssima, e conseguiu abrir mão de uma bela parte do cabelo para esse gesto nobre. Olhem a sequência de fotos dela!



Cabelão na cintura...




Preparando o rabicó....



Não é linda essa mocinha?


Cortou!


Coisa mais fofa foi o "ado" dando o maior apoio!


E depois do corte, todos felizes. Por poder fazer outros felizes.


Beijos e parabéns à minha querida Camila, estou muito orgulhosa de você! :)

_________________________________________________________________________________

UPDATE 06/04/2014!

Gente...fazemos muitas coisas na vida sem ter muita noção do impacto que ela pode ter em outras pessoas. Isso pode ser para o bem ou para o mal. No caso desse post, foi para TODAS AS FORÇAS DO BEM! Mais uma amiga linda e corajosa abriu mão do seu rabicó para a doação de cabelos para pessoas com câncer. E eu, sigo tendo muito orgulho das pessoas de bem que me cercam. <3

Com a palavra: Maria Cecília Rocha!



"Ontem, inspirada pelo post de Amanda Ercília De Carvalho Do Nascimento, resolvi cortar o meu cabelo e doar para o CabelegriaEsse rabicho vai servir para fazer perucas para crianças com câncer...as palavras de Amanda me incentivaram a fazer uma boa ação, com um gesto muito simples!Quando minha mãezinha ficou perdeu os cabelos, ela resolveu assumir a careca, pois não suportava nada apertando a cabeça, mas sei que não foi fácil...cortar os cabelos dela talvez tenha sido uma das coisas mais difíceis que eu fiz...por isso esse vontade de ajudar!
Já queria cortar o cabelo mesmo, só achei um motivo nobre para isso! 
Para doar é muito simples:
COMO DOAR:

- Ter comprimento de no mínimo um palmo (10cm)

- Qualquer tipo de cabelo mesmo que tenha química.

- Amarre o cabelo antes de cortar, para facilitar o manuseio.

- Coloque, o cabelo seco, em um saco plástico.

- Enviar o cabelo já seco para o endereço (Endereço em breve será divulgado novamente)

- Enviar para o endereço abaixo:

A/C Cabelegria
Avenida Parada Pinto, 3420, Bl. 06, Ap. 33
Vila Nova Cachoeirinha
São Paulo - SP
02611-001"

______________________________________________________________________________

Update em 19 de abril de 2014!

E a solidariedade é mesmo um VÍRUS! Motivadas ou não por esse post, mais amigas queridas aderiram à campanha para ajudar crianças com câncer que ficam carecas  com o tratamento quimioterápico, cortando os seus cabelos para a confecção de perucas.

Mariana Aguiar: baiana, bióloga, GATA e tem um cabelo DESLUMBRANTE! A mocinha tirou nada mais, nada menos, do que 30 cm de cabelos! Não foi tiquinho não! E outra coisa que ela disse, no momento do corte (estava bem nervosa): o mais legal disso tudo é que além da doação, pude me proporcionar um grande desafio pessoal! Desapegar-se de tanto cabelo não é tão fácil! Mas adorei o desafio!


Olha o rabãoooooo de cabelo que a Mari tirou!


A Mari mandou o cabelo para o Projeto Força na Peruca com sede em Recife! Ainda não temos nada do tipo em Salvador.



E agora a não menos linda e solidária Laisa Peixoto: baiana, oceanógrafa e com uma imenso coração!


O antes...


E o depois!


Lai mandou o dela para o Projeto Cabelegria! O Endereço é o mesmo que a Maria Cecília do Post mais acima mandou!



Maiores informações do Força na Peruca: https://www.facebook.com/livroforcanaperuca
E o Cabelegria: https://www.facebook.com/cabelegria?fref=ts

Bom final de feriado para vocês!

Beijos!






Um comentário :

  1. Que gesto lindo! Quando eu cortei minha cabeleira não sabia disso! Um dia depois me disseram... =( Se eu soubesse teria doado... Meu cabelo era na cintura, como o da Camila, e hoje está no pescoço! Mas se um dia eu resolver deixar crescer, quando chegar a hora de cortar vai ser pra doar!!!

    ResponderExcluir