Além da Beleza: Meditação


Eu sou a mais nova entusiasta de meditação do pedaço! Infelizmente (acho que quase sempre) procuramos conhecer métodos alternativos que promovem o bem-estar quando já estamos em um nível de sofrimento muito grande. Mas antes tarde, do que nunca.  :)


Imagem: reprodução


A meditação é comumente associada à tradicionais religiões orientais, mas a sua origem não possui uma "paternidade" comprovada e datada, sendo que provavelmente ela foi desenvolvida várias vezes ao longo de muito tempo, recebendo diferentes nomes e técnicas. Mas ela pode ser utilizada de maneira totalmente dissociada da religião e incorporada ao seu cotidiano como uma especie de "ginástica mental". 

Irei reproduzir aqui um trecho do livro "A Arte da Meditação", de Daniel Goleman que versa sobre os objetivos da meditação:


A arte da meditação é o método mais antigo para tranquilizar a mente e 

relaxar o corpo. A meditação é, em essência, o treinamento sistemático da 

atenção. Ela tem como objetivo desenvolver a capacidade de concentração e 
enriquecer nossa percepção. 
Talvez o principal efeito da meditação seja proporcionar ao seu corpo um 
repouso profundo, enquanto sua mente se mantém alerta. Isto faz baixar a 
pressão sanguínea e diminuir o ritmo do coração, ajudando seu corpo a se 
recuperar do estresse. Muitos médicos usam a meditação como parte do 
tratamento de distúrbios como a hipertensão, dores de cabeça, dores nas costas, 
problemas de ansiedade, e para controlar ou diminuir dores crônicas. 
O repouso profundo propiciado pela meditação traz outro benefício: ele 
reforça o sistema imunológico que é a defesa do seu organismo contra bactérias, 
vírus e câncer. 
Talvez o efeito mais importante dameditação seja a paz interior, um 
refúgio onde você pode escapar da turbulência do seu dia-a-dia. O hábito de 
meditar diariamente vai lhe ajudar a desligar-se do estresse e trará calma e 
energia para você enfrentar melhor os desafios que vêm pela frente. 

 Eu comecei a meditar justamente por conta de diversas matérias veiculadas na grande mídia alardeando os benefícios da meditação na cura de doenças e na promoção do bem estar. No meu caso, níveis altíssimos de estresse relacionados ao meu mestrado me fizeram viver em um estado permanente de alerta durante meses a fio. O nosso corpo ativa uma cascata de reações fisiológicas comandadas pela liberação do hormônio adrenalina no sangue diante de situações de perigo/alerta para que possamos agir com mais rapidez e eficiência naquela situação. Mas não vivemos mais nos tempos das cavernas, então quando o "grande predador" é afugentado, nosso sistema deve voltar à níveis normais. Mas em pessoas ansiosas, isso não acontece. O corpo vive em eterno alerta e depois entra em "colapso" porque não consegue processar a quantidade imensa de toxinas relacionadas ao combate ao estresse que foi produzido. No meu caso, isso resultou em queda de imunidade, fraqueza, perda de memória, taquicardia, ataques de choro, perda de 7 quilos e na pitiríase rósea, que até hoje está comigo firme e forte ( mais de 2 meses e meio). Aliado a isso, desenvolvi depressão. Estou no tratamento medicamentoso, mas apenas isso não adianta, precisamos organizar uma frente "multidisciplinar" para lidar com os problemas de depressão e ansiedade. 

Adotei a meditação como uma das outras coisas "alternativas-complementares" ao tratamento formal da depressão e da ansiedade. Comecei sozinha mesmo, comprando o livro abaixo ilustrado e seguindo três, das 4 técnicas que estão no livro. Por incrível que pareça, consegui ser bem sucedida nessas três e consegui alcançar o tão sonhado estado de relaxamento que tanto se fala na meditação. Sempre achamos que nunca seremos capazes de meditar, de aquietar a mente porque pensamos em 8549584 coisas ao mesmo tempo. Mas acredite, com tempo, força de vontade e um ambiente propício, você consegue. Como resultado, meus batimentos cardíacos diminuem, a respiração fica superficial, e até a coceira da pitiríase diminui ou some em determinados dias. A musculatura fica tão relaxada, que eu me sinto em quase estado de torpor. É uma paz inacreditável. Talvez se eu já fizesse isso antes do ápice do estresse no meu experimento do mestrado, não teria chegado ao ponto que cheguei, eu estaria permitindo ao meu corpo "desligar" o sistema de alerta diariamente e não estaria acumulando ele meses e meses, e acabando doente.



Imagem: reprodução


Ainda sou "verdinha" no assunto, pretendo estudar mais, encontrar gurus, fazer retiros ou seja, me aprofundar mesmo no tema. Mas a diquinha desse livrinho simples (comprei por R$ 14,90 na Saraiva) já será suficiente para você dar uma pausa no estresse do dia a dia, e não deixar o seu corpo começar a ficar "com raiva" de você, hehehe.

Deixo aqui também um vídeo muito bacana do Lama Padmam Samten dando dicas para quem quer começar a meditar:



Beijos!

2 comentários :

  1. Post muito bom! Também sou adepta da meditação, mas não pratico Yoga. Trabalho a meditação como ferramenta terapêutica, comigo mesma. Quando não consigo um horário com a minha psicanalista... A meditação ajuda muito!!! Se ajudar sempre!!! É nossa responsabilidade!! SÓ NOSSA!!! Quem tem que cuidar da gente (de corpo e alma) somos nós mesmas e PARA NÓS MESMAS!!!! Beijos, bellyssima!!! E se cuida!!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raquel querida! Esse retorno de vocês enche o meu coração de alegria.

      :)

      Excluir