Do tempo da Vovó: Velaterapia!

Oi Gente!

Relutei muito em fazer esse post, mas agora percebi que o assunto voltou à moda então agora me sinto à vontade para poder falar sobre a a minha experiência pessoal com a velaterapia.



Eu sei, essa foto é assustadora, rsrsrs. Sabem como eu descobri essa técnica? Ha muitos anos trás eu vi uma reportagem na TV sobre como o cabelo da dançarina Carla Perez tinha mudado completamente:



Sentiram o drama da foto? HAHAHAHAH! Apois, o tal cabeleireiro falava que o cabelo dela tinha crescido forte e resistente por conta da utilização da técnica da vela. Como eu vi ele fazendo o procedimento acabei testando em casa e meio que consegui pegar o jeito. Na época eu gostava de cabelo liso, e quando minha mãe deu uma escova depois ela percebeu o cabelo com um aspecto mais saudável. Acabei deixando a técnica pra lá e resgatei ela na minha vida a pouco tempo agora, já que meu cabelo tem aquele clássico problema de começar a quebrar quando consegue finalmente crescer. 

Lendo reportagens aleatórias na internet vi que um famoso salão de São Paulo - Dios Spa - estava aplicando a técnica em várias famosas (Adriana Lima, Isabeli Fontana, Isabela Fiorentino) e cobrando a bagatela de R$ 400,00 a 500,00 pelo serviço. Falei, wooowww, olha só isso! É claro que após a aplicação da vela eles usam outras técnicas de corte (bordado) e fazem tratamentos nutritivos, mas ainda assim me assustei com o valor.

O fato é que funciona mesmo. Mesmo que você apare o cabelo para manter as pontas saudáveis, esse corte não consegue pegar os fios estragados que são mais curtos e que descem desde o alto da cabeça e ás vezes nem conseguem chegar até o fim do comprimento. Então o calor da chama quando chega perto da ponta estragada do cabelo acaba "cauterizando" essa ponta, formando uma "bolinha" de cabelo queimado que sai facilmente depois só de passar a mão. Esse procedimento é perfeito para pessoas que possuem os fios naturalmente finos, ressecados e porosos, ou para meninas que aplicam transformações químicas que alteram a estrutura química do cabelo. Além disso, o calor da chama ajuda a abrir as cutículas dos fios, tonando-os mais receptivos para a absorção de nutrientes dos tratamentos de restauração e nutrição capilar.




A pessoa pega mechas médias de cabelo, enrola e passa o dedo ao contrário, evidenciando assim os fios quebrados. Aí, é só pegar a chama e passar próximo desses fios eriçados, deixando o calor cauterizar as pontas quebradas. Percebam que é necessária uma boa habilidade para aplicar a técnica, pois corre o risco de você queimar o cabelo e ele poder ser cortado ao meio pela chama instantaneamente! Então, muita calma nessa hora!

Eu não aconselho que você faça isso em casa, procure uma pessoa habilitada. Eu faço por minha conta e risco, já me sinto segura e não vejo problemas em fazer em mim. Como o cabelo fede muuuuito depois, eu sempre completo o processo com um bom shampoo e um tratamento nutritivo com máscaras batizadas com óleos vegetais puros (argan ou macadâmia, meu preferidos no momento). Pretendo reaplicar a velaterapia a cada 2 meses, pois estou em transição e acabei de cortar o meu cabelo no ombro. O resultado é muito bom. Então, espero que ele cresça mais forte a partir de agora. Qualquer dúvida é só perguntar aqui, ok? Ah, se tiverem pessoas ou salões que saibam fazer a técnica seria muito bom que colocassem nos cometários, assim os próximos leitores poderiam se informar melhor.

Beijos!


8 comentários :

  1. Sou curiosa mais essa técnica eu não tenho coragem de experimentar, kkk.

    Quando estamos em transição temos uma atração pela tesoura, rsrs. Mais só assim para nos livrarmos da textura alisada. Continue firme e forte!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Meninaaaa, eu to nessa também!!! Tesoura tem que ficar longe de mim! Mas a velaterapia eu vou fazer de 2 em 2 meses para poder deixar o cabelo que está crescendo livre de pontas duplas, porque mesmo sem química ele tende a estragar por ser muito fino e ressecado. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que interessante essa técnica! Muito legal seu post!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Milena! Vale muito a pena, funciona mesmo.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Encontrei um Salao no chiado em lisboa onde fiz o servico e adorei e recomendo! o serviço tem um custo um pouco elevado mas compensa o resultado! Estou com um cabelo saudavel muito mais brilhante e embarassa menos!

    ResponderExcluir
  7. Sofia, pois é!!! Mas eu não pago não, faço em casa mesmo, hehehehe!

    ResponderExcluir
  8. Você sabe de algum lugar em Salvador que faz o tratamento? Você faz?

    ResponderExcluir