Rotina Low Poo, porque eu entrei nessa? | Saibam tudo sobre essa minha nova empreitada de beleza!

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trago para vocês uma novidade: farei um projetinho aqui para o blog de seguir a rotina "low poo" por três meses. Continue lendo e você saberá o porque...



Em minhas andanças por grupos de Facebook e Instagram voltado para cabelos tratados com low e no poo fiquei realmente chocada com as imagens de antes e depois e imediatamente desejei todo aquele amor em forma de cabelo bonito e saudável para mim. Tá duvidando? Dá uma olhadinha nas imagens que eu separei:




Agora me digam, como não amar e desejar esse novo tratamento para você? Impossível!

COMO O LOW E O NO POO COMEÇARAM

Os métodos low e noo poo que conhecemos hoje foi desenvolvido por uma profissional de cabelos britânica, mas baseada nos Estados Unidos, chamada Lorraine Massey. Ela desenvolveu um guia chamado "The Curly Girl Metohd" com o desenvolvimento de um protocolo de cuidados menos agressivo e mais adequado as necessidades dos cabelos cacheados e crespos, que são naturalmente mais secos e danificados por características intrínsecas dos próprios fios. 


Indico um vídeo SUPER completo da blogueira Mari Morena explicando de forma muito didática sobre as duas técnicas:






O bacana é que você pode mesclar as duas técnicas de forma que fique mais adequado ao seu tipo de cabelo, facilidade em encontrar determinados produtos, ou até o tempo que você tem disponível para cuidar das madeixas.  Mas isso você só vai descobrir colocando a mão na massa...




  • Porque eu escolhi começar pela "low poo"?
    • A técnica do low poo é mais flexível do que a do no poo, com mais possibilidades de uso de produtos facilmente encontrados e que eu já conseguiria aproveitar das coisas que eu já tinha em casa.
    • Alguns cabelos apresentam uma fase de adaptação aos novos processos que parece ser mais drástico quando você já entra de vez no no poo, em que ele fica mais seco e com cara de maltratado, o que faz com que as pessoas desistam antes da hora. Para minimizar esse risco, vou retirar do meu cabelos os produtos proibidos aos poucos, então ainda poderei utilizar silicones insolúveis, mas não vou ABUSAR, sabe? Vou reduzir. Vou ABOLIR os petrolatos e os shampoos sulfatados. 
  • Como eu irei fazer o low poo, inicialmente?
    • Pelo fato de eu ainda usar os silicones insolúveis, utilizarei shampoos sem sulfatos baseados no "cocoamidopropyl betaine", que é de consenso nos grupos de adeptas das técnicas como o limpador mais gentil e que ainda consegue remover de maneira eficiente os silicones insolúveis. Também tenho medo de como o meu couro cabeludo oleoso e problemático irá reagir aos processo, então ficarei menos agoniada de poder usar um shampoo, mesmo que mais suave e com menos frequência.
    • Farei co-wash com condicionadores permitidos para o no-poo, e utilizarei condicionadores permitidos para low poo apenas na extensão dos fios. Quero evitar colocar os silicones insolúveis no couro cabeludo, mas ainda os utilizarei na extensão dos fios.
    • Farei , inicialmente, cerca de três co-washes para cada uma limpeza com o shampoo sem sulfato. Irei avaliando como o meu cabelo reage a esse novo protocolo, e vou adaptando conforme for a reação dele.
    • Não vou usar mais tonalizantes sem amônia, e muito menos tinturas permanentes para cobrir os brancos. Vou tingir os cabelos apenas com Henna no período do projeto, até porque tecnicamente a cor vai durar mais tempo no cabelo pelo fato de que eu não vou estar mais utilizando produtos tão agressivos e que retiram os pigmentos depositados com mais facilidade.
Hoje, dia da publicação desse post (08/11/2015), eu tomei a primeira providência para quem quer começar na empreitada do low ou do no poo: RESETAR o cabelo com shampoo anti-resíduos (COM SULFATO) para poder garantir a máxima retirada de todo o acúmulo de petrolatos, silicones e quaisquer outras coisas que estejam aderidos aos fios por anos e anos de utilização de produtos não compatíveis com a nova técnica. 

Após a lavagem "extrema", passei uma mistura das máscaras Morte Súbita + Dream Cream da Lola, permitidas para low poo, e passei um condicionador também permitido para low poo na extensão dos fios  (Elséve Óleo Extraordinário - Nutrição Intensa). Finalizei com o Pudding Curly Wurly da Lola, que é liberado para no e low poo.

Confira aqui a resenha dos produtos mencionados da Lola Cosmetics:

Morte Súbita - Lola  |  Dream Cream - Lola 
Pudding Finalizador Curly Wurly - Lola

Farei outros posts mostrando os produtos que terei que doar: eu já tinha um monte de coisa com petrolatos e sulfatos, não servirão mais para o novo método, além de também mostrar os produtos que eu já comprei e separar eles em categorias, mostrando em que etapa eu vou utilizar. Aos poucos, irei liberando as resenhas detalhada de cada produto utilizado nessa nova empreitada. 

Como sou iniciante, ainda tenho umas dúvidas e posso cometer alguns erros conceituais escrevendo esses artigos/resenhas. Quem for mais experiente promete que me ajuda? É só deixar as críticas (construtivas) e sugestões nos comentários. 

Espero que tenham gostado da novidade e prometo que irei documentar semanalmente em fotos o progresso (ou não, rs) com a técnica, e farei posts regulares falando das minhas impressões. Continuem acompanhando o blog, inclusive nas redes sociais, para ficar bem atualizado das novidades.

Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário