Fórmula do Aussie 3 Minute Miracle = a do Pantene 3 minutos milagrosos: mito ou verdade?

Olá pessoas!

Assim que postei a foto da chegada da linha Aussie no Instagram (@belezadecreuzablog) em um supermercado popular de Salvador, pessoas vieram falar que a fórmula do Aussie 3 Minute Miracle era a mesma fórmula de uma ampola da Pantene, mais especificamente a Pantene 3 Minutos Milagrosos. Apesar da proposta aparentemente ser a mesma, será mesmo que a Procter & Gamble vende dois produtos diferentes com a mesmíssima fórmula? Confira aqui comigo se isso é mito ou verdade.

Pois é, esta rolando essa conversa por aí e eu achei que era mais fácil investigar a tal "lenda urbana", do que ficar propagando notícias duvidosas. E o pior: vi blogs por aí que se propuseram a "discutir" esse problema sem ao menos colocar uma simples comparação entre os rótulo dos dois produtos. Assim fica difícil, ein produção?

Pantene 3 Minutos Milagrosos:

A ampolinha da Pantene promete uma hidro-cauterização dos fios a frio, selando de maneira instantânea a cutícula capilar, tudo isso em apenas 3 minutos. É indicada para uso semanal, ou mais vezes, a depender do estado de danos que esteja o cabelo.




Aussie 3 Minute Miracle:

Promete hidratação super-profunda, especialmente em cabelos secos e danificados, também em 3 minutos. Ambos prometem tratamento, e não apenas "maquiar" o cabelo. 



Ok, os dois possuem propostas muito semelhantes, para não dizer idênticas. Mas acho que para por aí. Ai gente, não sei de onde essas pessoas tiram essas coisas. Aliás, é muito fácil saber se estamos levando gato por lebre, basta fazer uma comparação entre a composição entre os os dois produtos:


Vou falar rapidamente sobre os ativos principais de cada produto. Vou começar pelo AUSSIE, que tem os seguintes extratos e óleos botânicos em sua composição:

A Simmondsia chinensis (Jojoba):
  • O óleo de jojoba é extraído pela prensa a frio das sementes da planta Simmondsia chinensis, sendo nativa dos desertos de Mojave e Sonora (Califórnia, Arizona e México). O óleo de jojoba possui similaridade química muito grande com o óleo da baleia cachalote, e é utilizado em cosmética para diversas disfunções da pele, como auxiliar na cicatrização, e como regulador da produção de sebo do couro cabeludo, favorecendo a atividade glandular normal e o consequente combate à queda do cabelo, além de atuar positivamente no crescimento capilar.

  • Aloe barbadensis: é a Aloe com maior concentração de nutrientes no gel da folha. Possui propriedades antibacterianas, cicatrizantes, reidratante do do tecido capilar, bem como o de alisador de cutículas dos fios de cabelo, e em restauração de pele por queimaduras.


Já o Pantene 3 Minutos Milagrosos, possui como carro chefe o Pantenol. Aliás, todos os produtos Pantene possuem ou Pantenol, ou pró-vitamina B5 como ativo principal de seus produtos. Sim, o mesmo ingrediente presente ricamente no Bepantol:


  • O Pantenol é um álcool precursor da pró-vitamina B5 (ácido pantotênico) e a forma D-PANTENOL é duas vezes mais ativa fisiologicamente do que o seu outro irmão isômero (alô, alô aulas de química do 2º grau!).
  • Nas aplicações tópicas ele ajuda na cicatrização e no aumento da resistência das fibras de colágeno, também com ação anti-seborréica para o folículo piloso e ação umectante. 
  • Em produtos capilares, o D-PANTENOL é um poderosos condicionador: auxilia na retenção da umidade, espessamento e intumescimento dos fios, evitando a formação de pontas duplas, além de reparar danos causados por tinturas, e outros transformadores químicos permanentes e conferindo brilho e maciez.

Além do Pantenol, essa ampolinha da Pantene possui o ativo "extrato de seda", aquele mesmo, do bicho da seda. Em cosmética a única informação que eu obtive na pesquisa rápida é que ele é um agente condicionante da pele e cabelos.

Considerações finais:

Todos os produtos possuem estabilizadores de fórmula, silicones , corantes e por aí vai, não vou me ater a esses outros detalhes agora. O que ficou claro para mim é que as fórmulas são muito diferentes sim, embora prometam coisas semelhantes. E agora que eu detalhei mais os ativos do AUSSIE, achei ele bem mais interessante no final das contas. Não faz milagres, mas extratos botânicos do bem sempre são bem vindos em fórmulas cosméticas. Então, essa história é MITO!

E aí, curtiram a resenha? Mais alguma sugestão, dúvida? Deixem nos comentários, vou adorar discutir com vocês.

Beijo grande!

4 comentários :

  1. Adorei a postagem. Analisou e comparou os componentes da fórmula ao invés de só reproduzir informações disseminadas na internet. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. ouvi dizer que o AUSSIE tem chumbo,sera verdade?

    ResponderExcluir
  3. nosssa estava muito duvidosa quanto a fórmula da pantene é que comprei as ditas ampols e ñao tinha referencia nenhuma do que é usado na fórmula mas tirou minha dúvida...ah a ampola no 2º dia de uso é boa mesmo mudou meu cabelo por conta das quimicas...

    ResponderExcluir