Meu cronograma capilar atual / Out. 2015

Olá pessoas lindas!

Comecei esse blog como uma pessoa que relaxava o cabelo, e agora sou uma pessoa adepta ao "natural and original". Realmente foi uma grata surpresa descobrir o meu verdadeiro cabelo depois de anos e anos de alisamento, mas isso não significa que ele mereça menos cuidados. Os produtos são mais simples, mais baratos, mas se você quiser cabelos cheios de vida e saúde, especialmente os crespos que são naturalmente mais frágeis, você deve criar um rotina capilar!

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que você tem com o cabelo com a finalidade de repor nutrientes, água e proteínas que os fios perdem por conta de agressões externas. Essas agressões podem ser leves a moderadas, como as causadas por vento, sol, água do mar ou cloro, ou até mais severas, como as causadas por alisamentos, descolorações e uso excessivo de secador e chapinha.

Tempos atrás eu escrevi dois posts sobre a estrutura e o cuidado com os cabelos, com explicações detalhadas. Recomendo a leitura dos dois para quem quiser ter um conhecimento um pouco mais profundo sobre o tema:

  1. Entendendo o cabelo para cuidar melhor.
  2. Meu cabelo está danificado, e agora? Conheça o Cronograma Capilar.

Meu cabelo atualmente não tem nenhum tipo de alisamento, mas tem coloração permanente e entra em contato com a água do mar regularmente. Meus fios são crespos cacheados do tipo 3C , além de vazios e extremamente finos. Desidratam e embaraçam com muita facilidade, o que resulta na formação de nós e pontos de quebra. Frágil por vida, nem preciso passar nada nele....rs.

O meu cronograma capilar atual está assim:


O tratamento que o meu cabelo mais gosta é o de nutrição, por isso eu faço o dobro de nutrições em relação à hidratações e reconstruções. Sei que o cronograma capilar oficial implica em muito mais hidratações do que os outros tratamentos, mas eu procuro entender a resposta do meu cabelo e obedecer. Ele gosta muito mais de nutrição do que o resto. É a vida. ;) 

Para fazer hidratações estou usando a linha completa da L'Occitane au Bresil Mandacarú. Esses produtos são realmente maravilhosos, o cabelo fica muito hidratado e seca sem frizz, com os cachos definidos e com o day after maravilhoso. Estou viciada!
"Confira a resenha completa do trio de Mandacarú da L'Occitane Au Brésil"

A nutrição é a etapa que o meu cabelo mais ama! Manteigas, óleos, ceramidas, comidinhas maravilhosas que fazem o meu cabelo brilhar! Estou apaixonada pelo Dream Cream da Lola Cosmetics que possui uma boa quantidade de manteiga de abacate e de óleo de argan em sua composição. Também encontramos ingredientes reconstrutores nesse creme, mas em mim ele funciona definitivamente como nutrição. Cheiro, textura e brilho maravilhosos!
"Falei sobre o Dream Cream da Lola Cosmetics aqui, venham conferir!"

O shampoo e o condicionador da Elséve Óleo Extraordinario são as minhas paixões da marca Elséve. Derretem o cabelo como nenhum outro, nutrem sem pesar e conferem brilho e balanço. Limpam sem ressecar o meu cabelo. Aliado ao Dream Cream no meu cronograma capilar, o cabelo desmaia completamente! 


"Saiba mais sobre o shampoo e o condicionador Elséve Óleo Extraordinário"


Um aspecto que sinto falta na abordagem do cronograma capilar é o detox do couro cabeludo. Gente, cuidar da saúde do couro cabeludo e da alimentação é tão importante quanto a saúde dos fios. Mas as pessoas se preocupam muito mais com os fios do que com o couro, e negligenciam o cuidado com ele. Por isso, fiz um post especial sobre o assunto que você pode conferir aqui. 

Meu couro cabeludo é oleoso, com tendência a seborréia. Meu anticoncepcional ajuda muito na regulação do sebo do cabelo e do rosto, e quando eu paro de usar ele meu couro ARDE de tanta coceira. Por isso gosto de usar shampoos de limpeza profunda e esfoliantes para dar uma ajudinha nisso.


Agreguei um leve detox capilar à minha etapa de reconstrução. Uso o pré-shampoo esfoliante de O Boticário com argila verde e depois um shampoo anti-resíduos. O meu preferido do momento é o da Ecologie, mas ainda não fiz resenha. As vezes troco esse anti-resíduos pelo shampoo da Gota Dourada, que tem extratos botânicos e substâncias anti-fúngicas. Sinto o couro cabeludo SUPER limpo e os fios preparados para receber o tratamento mais profundo.

O creme Morte Súbita da Lola é um creme que em mim funciona como reconstrução e das boas! Sinto melhor o efeito dele logo após usar alguma tintura (tonalizante ou permanente) e ele é um excelente custo benefício para essa etapa.

"Fiz a resenha do creme Morte Súbita da Lola, confiram aqui!"


Meu cabelo logo após usar o Morte Súbita da Lola: olarrr brilhoo!!!

Eu não sou adepta total do no/low poo, mas confesso que intercalar as lavagens de shampoo apenas com condicionador deixa o meu cabelo menos ressecado. Então, pelo menos uma vez por semana eu faço um co-wash com um desses dois produtos, que não são PARA isso mas são INDICADOS para o processo, na falta de algo mais específico.  Os dois são excelentes e deixam os cabelos macios e desembaraçados. Secam ótimos!

ATENÇÃO: a versão indicada para co-wash desse condicionador da ELSÉVE é o Nutrição Intensa para cabelos muito secos, ressecados. A outra versão (cabelos secos) não é indicada!!!

  • Observações importantes:
    • Eu diluo o shampoo em um potinho em todas as lavagens que faço, com o objetivo de diminuir a possível agressão do detergente;
    • Estou tomando um suplemento alimentar para o fortalecimento dos cabelos, o Foline, que diminuiu a minha queda desde a raíz de forma significativa!
    • Na finalização eu sempre misturo um óleo capilar com o creme de pentear, a diferença é gritante!
    • Você não é obrigado a usar os mesmos produtos que eu, mas essas indicações já são um bom ponto de partida.
Espero que tenham gostado da postagem e que eu possa ter ajudado de alguma forma. Dúvidas e sugestões,  só deixar nos comentários!

Beijos e até a próxima!

:*







0 comentários:

Postar um comentário