Foi-se o tempo em que os meus pés eram macios e fininhos. De uns tempos para cá, ele ficou grosso e ressecado, com um aspecto horroroso. Acabei entregando os pontos e investindo em um produto específico para os pés que tivesse uréia e lactato na sua composição.
Mas por que uréia e lactato, Amanda? Deixa eu tentar explicar aqui o porque desses ingredientes serem bacanas para combater securas "extremas":
1. Uréia:
A uréia é um composto orgânico que pode ser encontrado naturalmente no corpo humano. Ela tem uma imensa capacidade de agregar moléculas de água e faz parte do NMF (natural mosturizing factor) ou fator de hidratação natural da pele, na concentração de aproximadamente 7%. Essa alta afinidade com a água faz com que a uréia seja um excelente agente hidratante e também seja capaz de absorver a água do meio ambiente e misturá-la com a água já existente no tecido. Outra caraterística, é que em determinadas concentrações a uréia é queratolítica, ou seja, promove a "quebra" da queratina da pele, o que é interessante para locais com espessamento de pele como os pés, por exemplo.
A uréia também funciona como um agente facilitador da entrada de outros agentes de tratamento, que podem ser hidratantes ou nutritivos.
2. Lactato de sódio
O lactato também é um composto do NMF com concentração aproximada de 12%. Assim como a uréia, o lactato possui alta afinidade com moléculas de água e é um excelente hidratante.
A grande diferença desses compostos para outros utilizados na cosmética é que a hidratação ocorre de dentro para fora, ou seja, a concentração interna de água na epiderme aumenta consideravelmente. Além disso, a duração dessa retenção de água também aumenta, o que faz com que a pele seja tratada internamente com efeitos de longa duração.
Além desses ingredientes, temos glicerina e óleo de rícino, que reforçam ainda mais a hidratação e a reposição de lipídios.
Além desses ingredientes, temos glicerina e óleo de rícino, que reforçam ainda mais a hidratação e a reposição de lipídios.
O creme tem consistência de creme leve, não é espesso como um creme Nivea de latinha, sabem? A pele leva um certo tempinho para absorver o produto, não é imediato, mas também não demora muito. Por ser leve, ele espalha muuuito fácil, e não é necessário muito produto para que ele cubra bem os pés. O cheiro é de...vejamos: nada, rs! Ele realmente não tem cheiro.
Gosto de usar ele antes de dormir, que é sagrado, e antes de sair (quando eu lembro), hehehe! Não sou muito fã de usar cremes nos pés e logo depois sair de sandália rasteira, mas quando eu uso tênis eu acho perfeito! Mesmo assim a hidratação dele é prolongada, depois que eu uso pela noite e tomo banho pela manhã os pés ainda estão em ordem. E mesmo que eu não use ele por alguns dias, a aparência de pés cuidados é bacana.
Considerações finais:
O creme Eucerin Uréia 10% realmente funciona. Mas vale dizer que o meu pé não ficou igual ao pé de um bebê, mas o ressecado esbranquiçado e aparente realmente desaparece, e as partes onde ele espessa mais, que no meu caso é embaixo dos dedões e no calcanhar, estão muito mais suaves.
Eu gosto muito do Creme de Hidratação Intensiva Footworks da Avon (resenha aqui) e da Loção Amopé (ainda sem resenha), mas o que funciona MESMO são cremes com uréia minha gente, não tem para onde correr!
Cosméticos com uréia até 3% na composição não são obrigados a discriminar a informação em destaque na embalagem, apenas na lista de ingredientes. Mas eu li no site da Dermage que essa concentração não é de uso comum no Brasil. Acima de 3% e até 10% é a concentração de uréia indicada para uso cosmético, e a informação precisa vir bem destacada nas embalagens. Acima dessa porcentagem a indicação médica é necessária pois existe a possibilidade do desenvolvimento de alergias e dermatites.
Como é sabido que a uréia ultrapassa a barreira placentária e não existem dados que indiquem o uso seguro por gestantes está proibido o uso de produtos à base de uréia com concentração acima de 3% por gestantes. Inclusive, os produtos acima dessa concentração devem destacar essa informação. Para mais informações, consulte os dados da ANVISA:
Paguei cerca de R$ 42,00 nesse creme na Drogasil da Graça. Barato não é, mas ele vale a pena.
Ingredientes:
Aqua, Glicerina, Ureia, Cetearyl Alcohol, Sodium Lactate, Caprylic/Capric Triglyceride,Ethylhexyl Cocoate, Hydrogenated Coco-Glycerides, Octyldodecanol, Parafina Líquida (Petrolato) & Cera Microcristalina, Aluminum Starch Octenylsuccinate, Dimethicone, Sorbitan Stearate, Phenoxyethanol, PEG-40 Castor Oil, Sodium Cetearyl Sulfate, Carbomer