Mel dels, tem uma resenha que eu devo aqui no blog a milênios, inclusive os meus dois frascos do produto já acabaram a MUITO tempo, e eu ainda não consegui repor. Mas o produto é tão, tão bom, que vou deixar a dica registrada aqui no blog assim mesmo. Estou falando de um hidratante corporal MARAVILHOSO, o espanhol Lactovit versão Lactourea!




"The most memorable people in life will be the friends who loved you when you weren't very lovable"

E faz é tempo que não recomendo um filminho, ein? Hoje vou de desenho francês, macabro, fofo e divertido: Le Magasins des Suicides!


Olá Pessoas!

Bom, hoje vou fazer um post diferente, direcionado mais a problemas de saúde mas que afetam de alguma maneira também a nossa estética: os problemas patológicos de pele. Estou passando por um problema de pele chamado "Pitiríase Rosea de Gilbert" a quase dois meses e estou tendo vários sintomas bem chatos por causa dela.



A foto acima não é minha, mas ilustra de maneira muito didática os sintomas da doença: 

"Pitiríase rósea de Gilbert: de causa desconhecida, caracteriza-se por erupção aguda. Inicialmente, aparece uma placa única (chamada precursora ou mestra), autolimitada, ao redor da qual surgem placas menores, que se distribuem principalmente pelo tronco, braços e coxas. Adolescentes e adultos jovens de pele morena são mais suscetíveis a essa doença. A erupção das manchas é geralmente assintomática, mas pode causar leve prurido. Só em poucos casos, a coceira é intensa. Existe uma forma mais rara da pitiríase rósea que pode evoluir para lesões inflamatórias." Trecho retirado de: http://drauziovarella.com.br/letras/p/ptiriase/

Foi exatamente como aconteceu comigo: apareceu um carocinho, atrás da perna, que evoluiu sozinho e de maneira rápida. De cara achei que era uma micose (impingem) e comecei a usar pomadas específicas para micose. Mas o período coincidiu com uma crise de depressão que eu tive e cerca de uma semana depois a minha coxa pipocou TODA dessas manchas vermelhinhas e inflamadas. Coçando muito. Então eu achei que minha imunidade estava baixa por conta da depressão e achei que estava tendo um surto de micose. Cometi a burrice de me automedicar, e tomei 4 compridos de Fluconazol, além de ter usado várias pomadas diferentes, sem sucesso. Depois de 1 mês eu tomei vergonha na cara e consegui consultar dois médicos: um clínico geral não achou que fosse micose e me encaminhou pra um dermatologista. O dermato bateu o olho e na lata falou: isso é pitiriase rosea! Se fosse micose tudo o que você já tomou já teria dado resultado!

Fiquei PASSADA pelo fato disso não ser causado por fungos e sim pelo meu problema psicológico. E saí de lá sem acreditar. Mas ele disse (e o psiquiatra concordou) que o estresse produzido pela minha ansiedade pode ter servido de gatilho para a doença. Ele me receitou anti-histamínicos para melhorar a coceira e uma pomadinha leve de corticóide para também auxiliar a coceira. Eles ajudam, mas não resolvem.

Estou usando sabonetes hidratantes (Dove) ou hipoalergênicos (Uriage - sem sabão). Também temos que hidratar muito a região, as manchinhas são MUITO ressecadas, e quanto mais ressecadas ficam mais coçam. Estava usando o meu hidratante com uréia a 15% mas acho que nesse caso irrita mas do que hidrata. O que estou me dando melhor até agora é o Vichy Essentieles, mas depois que ele acabar vou tentar algo mais indicado para pele atópica. Algumas perebinhas secaram e ficaram manchas, mas novas continuam saindo. Até agora não tive o padrão "árvore de natal" nas costas que é bem típico da doença, a minha se concentra na parte interna das coxas e bumbum.



Padrão típico da pitiriase rosea nas costas Fonte: http://pitiriase.blogspot.com.br/2011_03_01_archive.html


Os artigos dizem que a doença dura em média 4 semanas e depois desaparece sozinha, mas a minha já passou disso. Parece que não passa de 10 semanas. Espero que a minha não se prolongue além disso, pois além do desconforto estético isso coça DEMAIS!!!!

Enfim, estou falando disso aqui para poder mostrar a vocês que isso é bem comum e que não traz grandes consequências, além do desconforto estético e o prurido. Também não é contagiosa. Alguns artigos citam a provável ocorrência de um vírus por trás da doença, mas ainda não existem resultados conclusivos. E também dizem que ela ocorre mais no outono, e desse modo, poderia estar associada com outras manifestações alérgicas como rinite ou sinusite. Também existe um fator de estresse por trás da doença ( o meu caso).

Quem quiser dar dicas, desabafar, estou aqui para isso, ok? Seria ótimo para mim poder conversar sobre isso com outras pessoas que tem ou já tiveram a doença. Vou atualizando esse post de acordo com a evolução do problema. E outra, NÃO se auto mediquem, gastei fortunas em remédios para combater algo totalmente equivocado!!!


Mais fontes sobre o assunto:

Beijos!!



UPDATE em 12/09/2013!!!

Pessoal, ainda estou com as "benditas" e estou pertinho de completar 3 meses de doença. Até as manchas que já tinham secado voltaram a ficar irritadas, e novas pipocaram no bumbum e agora estão subindo devagar pela cintura. Ainda não retornei ao dermato, ele está de férias. Mas por tudo o que eu pesquisei, ele não vai poder me ajudar muito nisso, no máximo me passar corticóides mais fortes por conta do rash e da coceira. Voltei a usar o meu hidratante Keratosáne Uréia 15% da Uriage (ainda sem resenha) porque os outros definitivamente não dão conta de hidratar a pele nessa situação. Mas uso por minha conta e risco, saibam que os dermatologistas recomendam loções de uréia com no máximo 10% de concentração para o corpo. Concentrações mais altas apenas para áreas cotovelos, joelhos e pés.  Mas como bônus,estou usando óleo de coco extra-virgem e estou gostando muito do resultado. Ele dá uma hidratação e nutrição superior à pele, junto com o meu hidratante, e até percebo a pele com carinha de mais "regenerada", sabem? A pele que não tem manchas fica ultra-macia, uso nos seios também. E para acalmar a irritação, ainda tomo anti-histamínicos toda noite (não tomo de manhã porque me dá sono) e medito antes de dormir também para relaxar completamente. Funciona viu? Ajuda demais.

Beijos!

UPDATE em 05/11/2013!

E cá estou eu novamente, atualizando o post, como prometido. Elas ainda estão comigo firmes e fortes, só que as velhas parecem não pipocar mais, estou sentindo que estão saindo novas (que começam com pequenos carocinhos que coçam e descamam). Desisti de tomar os anti-alérgicos, definitivamente não estavam me ajudando em NADA com relação à coceira e eu estou ENJOADA de tanto tomar remédios, já me bastam os anti-depressivos, ansiolíticos, vitaminas e pílulas diárias. O que está me ajudando bastante agora são os banhos de sol moderados, fico cerca de 10 minutos de frente e 10 de costas, sem filtro solar. Isso aquieta as bichinhas e por tabela melhora o bronze e disfarça as manchinhas escuras que já ficaram. No mais mudei totalmente para os sabonetes infantis, to AMANDO usar o "Head and Toe" da Johnsson, glicerinado, o Lavanda Glicerinado da Granado (hipoalergênico, antes de dormir) e TALCO. Sim meninas, talco. Comecei com o da Granado (verdinho) que age rápido nas coceiras mas tem enxofre então toda a minha roupa de cama ficava fedida a enxofre, e eu MORRI! ODEIO coisas muito fedidas! Comprei o da Johnsson mesmo, basicão, e depois de hidratar e secar a minha pele com o ventilador eu passo talco no corpo. Depois medito. Não sei se é auto-sugestão, mas cheiro de bebê me acalma, mesmo os cheiros de bebê comerciais. E eu mais calma, me coço menos. É isso, tomem um sol de leve que ajuda bastante a desinflamar as perebinhas. Se eu não me engano, o sol ativa a vitamina D que atua como imunomodulador nas inflamações.

UPDATE em 15/11/2013

Pessoal, como uma leitora resolveu dividir comigo (in box) as fotinhas das suas manchinhas para trocar ideias e desabafar, resolvi deixar de bobagem e colocar as minhas próprias imagens aqui também. Nessas horas nos achamos a pior das pessoas, nos perguntamos o "porque comigo" e por aí vai. Mas vou tentando conviver com e me tranquilzando, dizendo para mim mesma, "não estou morrendo de câncer de pele, então se ajuste"!!!!! São 5 meses já, e a bendita ainda aqui, firme e forte. Mas deixa ela, que eu aprenda algo com isso...

Primeiras fotos: essa sequência (feita de celular, sorry) é de quando eu anda achava que era micose e tinha voltado da minha primeira consulta ao dermatologista e descoberto a Pitiríase. O dedo 1 significa o dia 1. O dedo 2 significa dia seguinte, depois de usar Dove, hidratar e passar pomadinha de corticóide.





Nesse dia "seguinte", elas já estavam menos vermelhas e inflamadas, só parando de maltratar elas com pomada de micose e sabonete de enxofre e aroeira, rs.



As fotos abaixo agora são de ontem (14/11/2013). Eu acho que estou tendo um novo "surto", pois as antigas já estão sumindo e filhinhas estão aparecendo.





Gente, eu não tenho dúvidas do fator emocional envolvido nesse meu processo. Toda vez que me aborreço, discuto com alguém, choro de tristeza elas atacam loucamente, coçam mais e mais e empolam. Aí, haja meditação, chá de camomila com cidreira e hidratação para elas acalmarem.

Agora tenho uma excelente notícia para os nosso bolsos: achei um hidratante de supermercado/farmácia que está dando conta do mega-ressecamento, melhor até do que o Vichy Essentieles e o Neutrogena de bisnaga:


Pois eu to AMANDO usar esse Dove agora!!! Antes ele deixava minha pele pesada, mas agora com as manchinhas descamativas está sendo ótimo! Ah, tem que reaplicar umas 3x ao dia, mas eu já fazia isso também com os mais caros. Peguei o pequeno dele agora, mas depois pego a versão 400 ml! E ah, banhos de sol sem filtro solar, 20 minutinhos, 10 de frente e 10 de costas, 3x por semana no mínimo são fundamentais para o controle dos sintomas da doença (coceira, vermelhidão).

Ah, e desdizendo a resenha que eu fiz dele anteriormente aqui, ele está sendo MELHOR do que o Nívea no caso da Pitiríase, antes ele ficava "pesado".

Beijos!

_________________________________________________________________________________

Update em 01 de maio de 2014

Olá Pessoal! Quanto tempo, não?

Sumi...por inúmeros motivos: trabalho full time, mestrado problemático, inferno astral, cansaço, rsrs. Sério, não ando nas fases mais fáceis. Mas sei que isso não vai durar para sempre. Então, preciso ter paciência.

Primeira coisa: a pitiríase ainda não me deixou. Está aqui, firme e forte, mas controlada. Não deixo mais chegar ao ponto das primeiras fotos, para chegar a formar feridas e deixar manchas escuras. TODAS as minhas manchas desapareceram, então, quanto a isso, vocês pode ficar despreocupados. E olhe que, por ser negra, as manchas são mais melanizadas, então se sumiu em mim, vai sumir em vocês, rsrs. Continuo com os mesmo cuidados básicos: sabonetes hidratantes, com glicerina ou boa parte de componentes hidratantes nele (Dove, tanto líquido quanto em barra, Johnsson líquido Head and Toe, Nivea Water Lilly Oil) . Gosto muito de trocar os cheiros, mas todos eles deixam a pele bacana. Continuo usando o hidratante da Dove que mostrei na foto acima, dos de farmácia ele é o que melhor dá resultados, não tenho como bancar tubos e tubos de Cetaphil ou Fisiogel. Quando estou em uma crise forte, eu acabo tomando o anti-alérgico de sempre (Celestamine) e quando as potoquinhas ficam alteradas uso a pomada de Betametasona. Esses cuidados são todos paleativos, não curam a doença...vocês já devem saber disso. E ah, tomo sol sempre que possível (trabalhando o dia todo e agora aqui com "dias brancos", tem sido mais difícil).

Como a minha pitiríase é de fundo emocional, acabei ganhando de presente um outro problema de pele: URTICÁRIA. Massa né? Além de ter algo que coce, mas antes eram apenas as lesões, tenho agora algo que coça de maneira GENERALIZADA. E a urticária meus amigos, é incapacitante! Você não consegue fazer MAIS NADA, até que a crise seja controlada. Então, optei por cortar o mal pela raíz: abri mão de todas as situações atuais que alimentam essas doenças, e liguei o "foda-se", hahaha. Assim, evito desenvolver um câncer.

Que tal? Drástico? Irresponsável? Não sei. Só sei que...não quero mais ficar doente. Não quero mais tomar remédios. Não vale a pena se torturar na vida, adoecer, para satisfazer o ego de a ou b. E assim, com essas decisões tomadas, espero de coração que com o devido tempo, essas coisas desapareçam.

Gostaria muito de voltar aqui e dizer que estou curada. Mas AINDA não estou. Mas não há mal que dure para sempre. Desejo do fundo do meu coração que vocês, que lotaram esse post de comentários buscando informações, conforto, desabafos, fiquem logo bons. E os que já ficaram, me deixam mais feliz ainda! E no final das contas, foi tanta ajuda, tanta companhia e informação...estou sinceramente GRATA, muito GRATA pela participação de vocês aqui. Virou o nosso "muro das lamentações", heheheh, mas foi bom demais. 

Eu acho que não faz mais sentido ficar falando aqui das minhas não melhoras. Então, voltarei a dar update aqui quando ela de fato SUMIR. Mas vocês podem continuar colaborando, sempre leio TODAS as mensagens, apenas não tenho muito tempo para responder UMA POR UMA. Mas leio todas sim. Ah, e como algumas pessoas já fizeram, qualquer coisa, me adicionem no Facebook, ok?

Um cheiro e um queijo para todos!

:*


Pensem na minha felicidade quando eu descubro um cosmético BOM. Sabe aquele BOM, BOM MESMO? Apois. De uns tempos para cá eu tenho lido mais sobre a marca Caudalíe e comprei um kit de bolsa para poder experimentar alguns dos carros chefes da marca: o creme de mãos e o lipbalm.


Eu sempre faço os posts de decoração separado por temas, mas hoje resolvi colocar coisas aleatórias que gosto para poder dar um toque de charme na casinha.

1. Orquídeas

Eu sei, eu sei...elas são caras, infelizmente. Então, eu aproveito para comprar as minhas em épocas de liquidação, e até já pedi a um primo que tem funerária (kkkkkkkkkkkkkkkkk) para poder comprar mais barato para mim nas distribuidoras de flores. Enfim, a espécie abaixo, a Phalaenopsis sp. deixa o ambiente com cara de RYCOH. Tenho também a Chuva-de-Ouro e a Orquídea-Chocolate  (Oncydium spp.) e estou esperando elas de recuperarem de um deslize meu para me presentar com as suas flores.

Elas ficam mais bonitas (na minha opinião) em cachepôs brancos ou beges, algo bem clean. Mas o vaso de barro crú também tem o seu chame. Lembre-se de não regar as suas orquídeas todos os dias, um máximo de duas vezes por semana (em dias mais quentes) e uma vez por semana (em dias chuvosos) é suficiente. Adubação apenas em épocas de formação de hastes florais ou quando se faz troca de mudas.



Adoro quando chego aqui e consigo dar uma boa sugestão de produto, um produto que ajude mesmo a resolver algum tipo de coisa que nos incomode. Eu não era adepta do uso de tônico na minha rotina de pele, mas o fato de eu estar agora "jorrando" óleo, porque parei um tempo com os anticoncepcionais que me ajudavam nisso, fez eu pesquisar alguma coisa que fosse ao mesmo tempo eficiente e suave para ajudar a controlar a oleosidade excessiva e as espinhas. 



Olá!

E mais uma vez falarei sobre um perfume da Roger & Gallet, marca francesa que eu adoro. Falei antes aqui sobre a fragrância Gingembre. O Meu Gingembre acabou então eu quis me aventurar por um cheiro novo, mas vou dizer, que tarefa ingrata viu? Praticamente TODAS as fragrâncias da marca são maravilhosas, fiquei em uma indecisão absurda, mas dessa vez escolhi a Shiso.


Oi gente!! 

Vou falar sobre um produtinho que está me ajudando em um período em que as ~MALIGNAS~ espinhas estão fazendo a festa em meu rostinho. Como estou com problemas de saúde no momento deixei a pílula de lado e então a oleosidade veio, como dizemos em bom baianês "de cum força". Não existe milagre para acne, sabemos disso, então geralmente precisamos manter uma rotina forte ( que eu quase não consigo) para amenizar o problema.





E a Avon fez a ~gentileza~de aumentar a quantidade de cores da sua linha de bases e pós. Eu não tinha uma cor totalmente compativel com a minha pele, usava a cor mel mas ficava meio clara, e a imediatamente após a mel era a mais escura de todas, avelã. Como a nova linha possui uma cor intermediária entre essas duas achei que poderia arriscar. Vamos ver se dessa vez eu acertei?



Olá!

Vou falar agora sobre uma pomada/bálsamo reparador que seria mais ou menos um Bepantol "turbinado", o Cicaplast Baume B5 da famosa marca francesa La Roche-Posay!


E finalmente eu consegui criar coragem pra mostrar a carinha novamente. O batom que vou mostrar agora ficou famoso porque a atriz da Globo Thayla Ayala usou em algum canto, e todo mundo pirou de vez. Mas isso já faz um certo tempo. Mesmo assim, peguei ele assim que tive a oportunidade ( e lembrei, é claro!):